Gabriel Moniz

O produtor de filmes



Gabriel Moniz é madeirense, natural de Santa Cruz. Há muito que passou a residir no continente, onde tem sediada em Sintra a sua empresa. Revela-se logo na primeira conversa o dinamismo que o levou de condutor de apoio à realização do filme francês ‘Inimigos íntimos’ (Ennemis intimes), de Denis Amar, rodado na Madeira em 1986 e lançado a 9 de dezembro de 1987. Um filme em exigiu a montagem de diversas estruturas no Caniçal, e que por lá ficaram muito tempo, mesmo depois de tudo ter terminado.

por: Paulo Camacho

Nessa produção, o agora produtor executivo revelou dotes que lhe permitiriam abraçar a carreira que nunca sonhou, queimando etapas que permitiram uma ascensão rápida e sustentada. Diz, com orgulho, que conhece todas as fases necessárias até chegar a produtor executivo.
Seria uma produtora francesa ligada à produção do filme rodado na Madeira, com a colaboração do animatógrafo de António da Cunha Telles, produtor e realizador madeirense, que, ao ver o seu dinamismo no filme rodado no Caniçal, o quis levar para Paris, onde esteve alguns anos.
Gabriel Moniz regressa a Portugal e continua a fazer trabalhos na área do audiovisual.
Em 2004, criada a ‘Staffilms’. Nesse ano faz o filme publicitário ‘Adidas Euro 2004 - Road to Lisbon’. Entra Zidane e muitos outros jogadores de futebol das seleções que iriam disputar o Europeu de Futebol.
Depois surgem muitos outros trabalhos. Entre eles um para a ‘Orange’ (Holanda), um acerca do ‘Audi 4’ (Espanha), um para a ‘Suez’ (França), um para a ‘Yakult’ (Holanda), vários para a ‘Blue Band’ (Holanda) e, um do ‘Renault Megane’ (Reino Unido e Itália).
O seu portfolio de produções é muito mais vasto.
Mas prefere ir produzido e não fazer muito eco do seu trabalho.

A qualidade que emprega nos seus projetos é conhecida. Tem sempre em carteira projetos onde diz ser muito exigente e o profissionalismo é levado ao extremo. Evidencia que só desse modo pode ser solicitado para grandes grupos e empresas que apostam na publicidade à espera do retorno. E aí não podem existir falhas.

Filmar para a ‘Telecom Italia’ 



Em 2011 esteve novamente na Madeira a filmar um anúncio para o grupo ‘Telecom Italia’, para a ‘Tim’, a sua empresa de telemóveis, e a nova tarifa ‘Pass Tim”.
O anúncio trabalha com a imagem de Cristóvão Colombo. Por isso, esteve a filmar a bordo da nau Santa Maria, uma réplica do mesmo barco que o navegador atravessou o Atlântico e “descobriu” a América para os europeus.
Pesquisou e mostrou um portfolio de imagens de locais suscetíveis de receber as filmagens para o cliente italiano.
Inclusivamente tinha a logística para vir uma grande equipa, implicando a deslocação de veículos automóveis, muitos meios audiovisuais, equipamentos e pessoas. Estiveram para ser feitas mais filmagens na Madeira e no Porto Santo.

No entanto, o cliente, por defender a ideia de que Colombo é italiano, acabou por optar por fazer a maior parte das filmagens em Génova, Itália.

Em lugar de seis dias de filmagens passaram para um dia na Madeira para fazerem parte do filme publicitário.
Desta forma, acabou por desmobilizar grande parte da logística. Esteve na Madeira com uma equipa de cinco pessoas, às quais se juntaram outros elementos vindos de Itália, onde se incluiu Adriano Mancori, o diretor de fotografia da empresa parceira no projeto, a ‘Indiana Production’.

Já esteve cá a fazer outros trabalhos, um dos quais para a cerveja holandesa ‘Amstel’, curiosamente, com filmagens na mesma nau Santa Maria.

A ‘Staffilms’

Em relação à ‘Staffilms’ carateriza-se por ser uma empresa de serviços para produção de filmes comerciais, curtas metragens, filmes promocionais, documentários, fotografia, e eventos em todo continente português, na Madeira e nos Açores.
Sempre considerou que Portugal tem grande potencial para fazer filmes publicitários.
Gabriel Moniz confidencia que nos cerca de 90% filmes da sua empresa feitos para clientes de fora de Portugal, nomeadamente para a Bélgica, França, Holanda e Itália, teve sempre a preocupação de fazer os trabalhos por cá. Aliás, confidencia que nesta matéria a Madeira apresenta um grande potencial por explorar.

Filme com Tilda Swinton

Quanto a outros filmes, esteve a produzir um em Lisboa para a empresa de joalheria italiana ‘Pemellato’. Trouxe à capital Tilda Swinton, uma premiada atriz inglesa, vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária pela sua atuação em Michael Clayton.
As filmagens decorreram no Centro Cultural de Belém, no Jardim do Príncipe Real, nas Docas de Santo Amaro e nos Miradouro das Portas do Sol, em Alfama.

Gabriel Moniz tem igualmente a ‘Staflocations’, que trata de todas as localidades para as produções da ‘Staffilms’. Na prática, reúne um portfolio de possíveis locais para futuras produções.
Tem uma mente aberta para obter propostas de locais suscetíveis de receberem a realização de filmes publicitários, que são o seu core business.







Comentários

  1. Gabriel Moniz além de ser um Amigo de infância, é um ser humano com um grande coração, trabalhador, empreendedor, com uma dinâmica deveras invejável, amigo do amigo, com um caminho de vida profissional escalonado de uma forma honesta e transparente, em resumo um madeirense bem sucedido e que para o Gabriel ao olhar para a linha do horizonte é apenas o início a acontecer.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares