Cristiano Ronaldo

O melhor do mundo

(foto Paulo Camacho)

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Assim se chama o melhor jogador de futebol do mundo, nascido na cidade do Funchal, na ilha da Madeira (Portugal), no 5 de fevereiro de 1985. Eram 10h20 de uma terça-feira quando veio ao mundo no Hospital da Cruz de Carvalho, hoje Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Era o filho mais novo de José Diniz Pereira Aveiro, colaborador da Câmara Municipal do Funchal, que faz um part-time no Clube de Futebol Andorinha, e de Maria Dolores dos Santos Aveiro, que trabalha na cozinha de uma escola.

por: Paulo Camacho

O nome Ronaldo foi escolhido pelo pai por ser admirador do ator e Presidente dos Estados Unidos da América, Ronald Reagan. 

A família Aveiro reside na Quinta do Falcão, um bairro social na freguesia de Santo António. Hoje, a casa onde Cristiano Ronaldo viveu os primeiros anos da sua vida já não existe.


Cristiano Ronaldo estuda na Escola Básica Gonçalves Zarco. Está mais interessado em chegar a casa, pegar na bola e ir jogar para a rua com os amigos, onde fica até tarde.

Acompanha com frequência o pai nos jogos do Andorinha. Na época 1993/94 entra nas escolas do clube, situado não muito longe da sua casa. Na seguinte ingressa nos infantis.


Nacional


Em 1995/96, por influência do seu padrinho, vai para o Nacional. Passa a ser jogador na mesma categoria, mas no Clube Desportivo Nacional, um dos grandes do futebol da ilha da Madeira. 

Ali fica mais uma época até ser cobiçado do outro lado do Atlântico. 


O Sporting


Parte para Lisboa para jogar na época 1997/98 no Sporting Club de Portugal.

Na época 1998/99 passa para os Iniciados, onde fica mais um ano.

Nas épocas 2000/01 e 2001/02 muda de escalão e segue para os juvenis do clube de Alvalade. Ainda nessa época é convidado a jogar nos juniores. 

O treinador da equipa principal, Lazlo Boloni, apercebe-se do talento do jogador madeirense e utiliza-o em 5 jogos da pré-época de 2001/02. A estreia foi carimbada com um golo contra o Atlético. Contudo, por ter ainda 16 anos, continua nos juniores. 

Na época 2002/03 passa para a equipa B do Sporting. Faz apenas dois jogos na equipa B, que disputa o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão B e estreia-se oficialmente na equipa principal no dia 14 de agosto de 2002. É um jogo no Estádio José Alvalade para a pré eliminatória da Liga dos Campeões. O Sporting empata sem golos com o Inter de Milão, de Itália. Nessa época marca 5 jogos e realizou 31 jogos oficiais.


A 6 de agosto de 2003 dá-se o jogo que altera por completo a sua vida. O Sporting joga com o ‘Manchester United’. É uma partida que assinala a inauguração do novo Estádio José Alvalade, O clube português vence por 3-1 com Cristiano Ronaldo a ser a estrela da noite. 

Diz-se que no regresso a Inglaterra os jogadores do Manchester persuadem o já convencido Sir Alex Ferguson a contratar Ronaldo.

E assim acontece. 


A internacionalização


O 'Manchester United' aciona a cláusula de rescisão do contrato, fixada em 15 milhões de euros. Um montante que vai em 65% para o ‘Sporting’ e os restantes 35% para o ‘First Portuguese FootballFund’, que tem esse valor percentual dos direitos económicos do passe do jogador.

Em agosto de 2003 Cristiano Ronaldo estreia-se na Seleção Nacional A, onde faz a 2.ª parte do jogo particular com o Cazaquistão. 

Mas está de pedra e cal na equipa nacional treinada por Scolari. Ainda júnior, é selecionado para a fase final do 'Europeu de 2004' disputado em Portugal, onde assumiu a titularidade. Nesse campeonato a equipa das quinas chegou à final e perdeu com a Grécia.

No entanto, Cristiano Ronaldo é considerado o melhor jogador jovem  do Europeu. Além disso, é escolhido para o 11 ideal deste torneio. 

Marca presença igualmente nesse ano nos Jogos Olímpicos de 2004 que se disputam em Atenas. Marca dois golos na presença modesta da seleção na Grécia.


O número 7


Já jogador do Manchester United recebe o número 7 de camisola que acaba por gerar, mais tarde, uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo: CR7. 

O 7 tinha pertencido a grandes nomes do clube como George Best, Brian Robson, Eric Cantona e David Beckham. 

Cristiano Ronaldo depressa conquista Manchester.

Ao mesmo tempo, é um dos jogadores mais influentes da Seleção Nacional.

Com 21 anos está presente, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo. Estamos em 2006 numa prova que se disputa na Alemanha. Quando termina o campeonato, a equipa portuguesa fica em 4.º lugar.

Cristiano Ronaldo é eleito o 2.º melhor jogador jovem do torneio, depois de Podolski.

Na época de 2006/07 é, pela primeira vez, campeão pelo Manchester United. Até então coleciona uma Taça de Inglaterra e uma Taça da Liga.

É eleito o melhor jogador da Premier League.

Em 2007 fica em 2.º lugar na Bola de Ouro do France Football, depois de Kaká. É considerado o 3.º melhor jogador do mundo pela FIFA, atrás de Kaká e de Messi.


A 1.ª bola de ouro


Em Portugal é distinguido com o 'Prémio Stromp' na categoria Especial, pelo reconhecimento de ser o grande emblema da formação do Sporting Clube de Portugal.

Na época de 2007/08 ganha a Supertaça de Inglaterra. Volta a ser campeão de Inglaterra. E vence a Liga dos Campeões. É o melhor jogador e o melhor marcador do campeonato inglês e da Liga dos Campeões numa época em que joga 49 partidas e marca 42 golos. Destes golos, 31 são no campeonato inglês.

Números e realidades que  o levam a ganhar, pela primeira vez, a Bota de Ouro, que distingue o melhor marcador dos campeonatos dos países europeus.


Transferência para o Real Madrid


A 11 de junho de 2009 é transferido para o Real Madrid. Torna-se a transferência mais cara da história do futebol. O clube espanhol paga cerca de 94 milhões de euros ao 'Manchester United' pelo passe de Cristiano Ronaldo.

Com a transferência, torna-se no futebolista mais bem pago do mundo ao assinar um contrato por 6 temporadas, a valer cerca de 13 milhões € por época.

No final desse ano volta a ser o 2.º classificado na Bola de Ouro do France Football, atrás de Lionel Messi. Fica igualmente em 2.º lugar no troféu "Melhor Jogador do Mundo FIFA 2009", outra vez atrás do argentino.

Ainda em 2009 torna-se no 1.º jogador a ganhar o 'Prémio Ferenc Puskás', instituído nessa altura pela FIFA para distinguir o golo mais bonito do ano. Tudo porque Cristiano Ronaldo marca o golo com um remate a 40 metros da baliza, no decorrer de um jogo entre o Manchester United e o FC Porto, a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Em setembro de 2013, prolonga a ligação ao clube de Madrid até 2018.

Volta a ser o futebolista mais bem pago do mundo. Passa a receber cerca de 17 milhões de euros por ano.


A 2.ª Bola de Ouro


A 13 de janeiro de 2014 ganha a 2.ª Bola de Ouro, referente 2013, ano em que marca 69 golos em 59 jogos oficiais.

No dia 20 de janeiro de 2014 o Presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu a Cristiano Ronaldo, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue um símbolo de Portugal em todo o mundo, que contribui para a projeção do País, e um exemplo de tenacidade para as novas gerações.

Em dezembro de 2014 vê o Real Madrid vencer o Campeonato Mundial de Clubes.

Em janeiro de 2015 vence pela 3.ª vez a Bola de Ouro da FIFA.

Poucos dias depois na Gala do centenário da FPF foi eleito o Futebolista Português do Século.

No dia 30 de setembro de 2015 marca os dois golos que o Real Madrid derrota o Malmoe, na Suécia, para a Liga dos Campeões. O primeiro dos golos é o n.º 500 do CR7.

Em agosto de 2016 foi eleito pela 2.ª vez como o melhor jogador da época na Europa, um prémio patrocinado pela UEFA. 


Mão cheia de Bolas de ouro


No final do ano volta a vencer a Bola de Ouro do 'France Football', o que acontece pela 4.ª vez.

Em 2016 torna-se no 1.º futebolista a ser eleito desportista europeu do ano, depois de já ter sido 4.º classificado em 2013 e 2014, e 5.º, em 2015.

Segundo a revista Forbes, Cristiano Ronaldo é o desportista mais bem pago do mundo, tendo faturado em 2016 88 milhões de dólares, cerca de 82 milhões de euros.

No dia 3 de junho de 2017 marca 2 golos na vitória do Real Madrid por 4-1 sobre a Juventus, na Final da Liga dos Campeões. Neste dia atinge os 600 golos da carreira. 

No dia 23 de outubro de 2017, em Londres, volta a ser considerado o melhor jogador do mundo ao vencer o prémio "The Best" patrocinado pela FIFA. 

Em dezembro de 2017 ganha pela 5.ª vez a Bola de Ouro do France Football. Recebe o troféu na Torre Eiffel em Paris.

Ronaldo, que conquistou em 2017 a Liga dos Campeões, a liga espanhola, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola pelo Real Madrid, igualou os cinco troféus de Messi (2009 a 2012 e 2015). 


Mudança para a Juventus


Em 2018 CR7 transfere-se para a Juventus, em Itália. 

Em julho, o clube transalpino oficializou a contratação de Cristiano Ronaldo. Revela ter acordado a transferência a troco de 100 milhões de euros, a serem pagos em dois anos, ficando Ronaldo vinculado por quatro temporadas, até final da época 2021/22.

A Juventus revela ainda que a transferência obrigará ao pagamento de 12 milhões de euros adicionais: 5 milhões referentes ao mecanismo de solidariedade da FIFA (parte dessa verba irá para o Sporting) e 7 milhões de despesas de representação.


Regresso a Manchester


No verão de 2021 regressa a Inglaterra para o clube que o projetou internacionalmente, o Manchester United, o que acontece 12 anos depois de deixar os "Red Devils", ao serviço do qual marcou 118 golos em 292 partidas.

O acordo com a Juventus para o regresso a Old Trafford é de 23 milhões de euros, sendo 15 milhões de euros mais 8 milhões de euros ligados a objetivos acordados.


Transferência para o Al Nassr


A 30 de dezembro de 2022, Cristiano Ronaldo assinou pelo Al Nassr, na Arábia Saudita, por duas épocas e meia. Segundo veio a público, o jogador recebe cerca de 200 milhões de euros por temporada.


Campeão da Europa pela Seleção


Ao serviço da Seleção Nacional o destaque vai para a conquista do Euro 2016 bem como da Liga das Nações em julho de 2019.

Em fevereiro de 2020 Cristiano Ronaldo, passou a ser um super-herói no livro de banda desenhada “Striker Force 7”, uma agência internacional de super-heróis que quer garantir a paz no mundo. Foi publicado em Espanha pela editora ‘Destino’. 

Acerca do livro, o futebolista confessa estar emocionado por convergir o futebol e os super-heróis.

A editora fez saber que pretende incentivar a leitura entre as crianças e fomentar a coesão no mundo, assente na imagem e na influência do jogador madeirense, que atingiu no início do ano 200 milhões de seguidores no Instagram.


Perto do recorde


No início de 2020 foi eleito o G.O.A.T (o melhor jogador de todos os tempos) pelo jornal Marca.

Em 2020, o madeirense tornou-se no primeiro jogador de futebol a ser bilionário. O capitão da seleção nacional junta-se a Floyd Mayweather (2007) e Tiger Woods (2009), como os únicos desportistas bilionários até ao momento. 

Na realidade, ao longo de quase 20 anos a jogar ao mais alto nível, Ronaldo já faturou 650 milhões de dólares. E segundo a Forbes, o jogador deve atingir os 765 milhões só em salário após o término de seu contrato com a Juventus, previsto para junho de 2022.

Além disso, Cristiano Ronaldo, o segundo jogador da história a atingir 100 golos por uma seleção, com 102 tentos, está a sete dos 109 de Ali Daei.


O nome do Aeroporto


Uma nota final para referir que no dia 29 de março de 2017, o aeroporto madeirense deixa de se chamar Aeroporto Internacional da Madeira e passa a denominar-se 'Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo'.

Comentários

Mensagens populares