Higino dos Santos


Paixão pelo Turismo


Higino dos Santos é um apaixonado pelo Porto Santo. Desde cedo que trabalha, com o Turismo, que lhe permite mostrar a ilha a quem a visita, que faz questão de receber bem.
Independente desde a primeira hora, cria a empresa Lazermar.


Começa cedo a trabalhar, no Turismo, que o fascina. Tem 18 anos. Trabalha por conta própria.
Não tem muitas bases. Na altura, não existem escolas secundárias no Porto Santo. A solução passa por estudar em casas privadas e fazer exames no Funchal.
Vem o 25 de Abril. O leque de estudos na ilha aumenta. Surge um externato.

A influência do avô Rocha

Higino dos Santos começa no Turismo por influência do avô, que é uma figura carismática e muito conhecida no Porto Santo. Ainda hoje, o senhor Rocha, com os seus táxis, escola de condução e outras actividades, é recordado, não só pelos locais como por madeirenses.
Na década de 80, a agência de
viagens Blandy abre uma delegação no Porto Santo. Desde essa altura que confiam no seu trabalho.
Faz circuitos turísticos pela ilha, até 2003. Aprende línguas com a prática ao longo do tempo. Além disso, conta com o apoio do professor Freitas Branco, que, quando regressa da Alemanha, lhe permite alargar os seus horizontes, não só na língua germânica como também no conhecimento do Porto Santo. Outras pessoas se cruzam no seu caminho. Têm um papel importante.

Um homem de línguas
 
Hoje, Higino dos Santos fala fluentemente o alemão, o francês, o inglês, o castelhano e o italiano.
Lembra-se de fazer excursões com turistas de passagem pela ilha, que lá chegam a bordo de um navio de cruzeiros que pessoas lutadoras da Madeira conseguem colocar nas rotas das companhias. Estamos numa altura em que ainda não há sequer porto de abrigo. Um porto que permita aos navios mais de tamanho médio atracar.
Higino dos Santos faz circuitos sem grandes bases. Só o tempo e a curiosidade de saber sempre mais da ilha que o vê nascer lhe permitem progredir.

A ida às feiras de turismo

É um dos primeiros naturais do Porto Santo que se interessa e vai às principais feiras internacionais de turismo do Mundo. Vai, sozinho, a Madrid, Londres e Berlim. Sem apoios de ninguém. Mais tarde passa a contar com algum suporte por parte da Câmara Municipal do Porto Santo e da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo.
Aprende muito a maneira de contactar e receber as pessoas. Está ciente de que a questão fulcral do Porto Santo passa pelo atendimento às pessoas, pela arte de bem receber.
Considera que sempre teve uma predisposição para saber receber bem as pessoas. Mesmo em circunstâncias em que sabe que, de antemão, pode estar a ser prejudicado.

Cria a sua própria empresa

Até que, na sequência deste percurso, com muita experiência acumulada, decide criar a sua própria empresa.
Higino dos Santos cria a Lazermar, uma empresa especializada na recepção e serviços.
Representa a Portimar e a Olimar, com quem trabalha há muitos anos. Nutre uma admiração especial pelo director-geral da Portimar Madeira, Júlio Sousa, que diz ser uma figura importante no turismo madeirense.
Há muito também que é representante em Porto Santo da agência Abreu.
Representa igualmente a Air Luxor Tours, o que acontece desde a primeira hora, e trabalha com a Quasar na Madeira.

Uma empresa familiar

A Air Luxor Tours iniciou uma operação “charter” em 2002 para o Porto Santo, desde o continente. A partir de Dezembro, até Maio, transporta cerca de 5.000 turistas continentais. A Lazermar dá assistência em terra.
A empresa faz circuitos turísticos diários pela ilha, com carrinhas, passeios pé e ainda proporciona aventuras com jipe Land Rover.
Trabalha muito com o INATEL. Durante o ano tem cerca de 20 a 25 grupos do turismo sénior do continente.
A empresa tem um carácter familiar. Higino dos Santos e a esposa estão à frente do negócio. Depois contam com outros familiares.
Higino dos Santos trabalha todos os dias, tal como a esposa. Não há feriados, nem fins-de-semana. Os demais colaboradores têm as folgas semanais como toda a gente.

O dia-a-dia

Para Higino dos Santos, o dia começa às sete da manhã, com “tranfers” dos hotéis para o aeroporto ou vice-versa.
Em matéria de férias, normalmente opta por fazê-las em Portugal, quer seja na Madeira, onde tem familiares, quer nos Açores ou no continente.
A nível internacional, aproveita a altura das feiras para prolongar uns dias e fazer umas miniférias.
Sem indícios de vaidade, Higino dos Santos orgulha-se de prestar um serviço qualidade aos clientes que serve. Tudo faz para que assim seja. Por isso mesmo aposta forte numa pequena frota de carrinhas e autocarros, com ar condicionado, no sentido de permitir ao turista viajar com conforto numa ilha que pretende dar isso mesmo a quem a visita.
Ao longo dos anos faz inúmeras amizades. São muitos os nomes que descreve de clientes que acarinha nas suas passagens pela ilha. Retemos nomes como os do realizador de cinema Manoel de Oliveira, que conhece há mais de 20 anos, Raul Solnado...

Gosto particular pelo mar

No domínio dos “hobbies”, o mar está quase sempre presente. Gosta do imenso oceano transparente que banha a pequena ilha. Vai à praia, faz pesca e passeia pelo mar.
Diz que consegue controlar os serviços mesmo fazendo alguma praia, precisamente pela dimensão da ilha, que faz com tudo esteja sempre perto.
Higino dos Santos continua a ir a feiras de turismo e a participar em colóquios e conferências. Mantém a chama de outros tempos para levar sempre em primeiro lugar o nome do Porto Santo.
Em relação às novas tecnologias, como a Internet e o correio electrónico, tem a empresa informatizada e deixa a quem sabe a sua gestão.
Uma nota mais para referir que, durante um certo período, Higino dos Santos chega a trabalhar na ilha que se avista lá ao longe, na direcção da Calheta, no extremo da praia dourada que banha o litoral sul.
Mas a ilha que o vê nascer chama com insistência e regressa a Porto Santo para voltar a receber de braços abertos os turistas que começam a descobrir cada vez com mais insistência a ilha.

2003-08-08

Comentários

Mensagens populares